As negociações do Estado com a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) para que o RS tenha um centro de pesquisa dos vários tipos de Influenza (gripes) estão avançadas. O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, anunciou nesta sexta (28/08), durante cerimônia de posse de Jair Foscarini no cargo de presidente da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), que a parceria vai envolver universidades e a entidade. O investimento vai tornar o Estado referência nacional em pesquisa de vírus que atacam o sistema respiratório. Na mesma solenidade, foi empossado o novo diretor administrativo da Fepps, Vasco Henrique Azambuja de Carvalho.
Ao assumir a Fepps, Foscarini prometeu dedicação integral e continuidade aos projetos, especialmente quanto às conclusões da reforma e da ampliação do Laboratório Farmacêutico do RS e do prédio próprio do Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, departamentos administrados pela Fundação.
Em sua despedida, Sílvia Spalding ressaltou os avanços conquistados em sua gestão, entre os quais, os 100% de funcionamento na Hemorrede Pública e a implantação dos testes de paternidade por DNA para o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Sílvia Spalding foi nomeada diretora do Hemocentro do Estado do RS (Hemorgs).
(Correio do Povo, 29/08/2009)