O dia 29 de agosto será marcado pelo lançamento mundial da maior mobilização para reforçar a importância de combater as mudanças climáticas. A iniciativa integra a Campanha Global de Ações pelo Clima-Brasil (GCCA-BR), também denominada no País de TicTacTicTac. Trata-se de uma aliança inédita de organizações não-governamentais (ONGs), sindicatos, grupos religiosos e pessoas que reivindicam um acordo ambicioso e justo na 15ª Conferência das Partes (COP-15) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A cúpula de governos mundiais se reunirá em Copenhague, Dinamarca, de 7 a 19 de dezembro de 2009.
A campanha está inserida em uma estratégia global de chamado para ação (Call to Action), a Global Campaign for Climate Action. A mensagem é clara e urgente: faltam exatos 100 dias para a reunião em Copenhague e é preciso trabalhar desde já para que lideranças governamentais assumam o compromisso de negociar alternativas que sejam realmente efetivas para mudar o futuro do planeta e garantir a vida humana.
O objetivo da Campanha TicTacTicTac é justamente mobilizar, por meio de um amplo abaixo-assinado, organizações, públicas e privadas, redes e a sociedade em geral para pressionar o Governo brasileiro, assim como os das outras nações, a contribuir para o sucesso nas negociações. Todas as assinaturas farão parte do banco de dados da campanha mundial. Além disso, a campanha incentiva toda a sociedade civil a proativamente organizar ações paralelas para debater o tema, podendo divulgá-las no site www.tictactictac.org.br.
Para ajudar na contagem regressiva serão inaugurados, no dia 29 de agosto, relógios - com 3 metros de altura e movidos à energia solar -, em várias capitais brasileiras, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Salvador BA) e Recife (PE), além da realização de outras atividades para marcar o lançamento da campanha no Brasil.
Outros dias de mobilização marcam a campanha, no Brasil e no mundo, principalmente em 21 de setembro, no qual se comemora também o Dia Mundial sem Carro, em 24 de outubro, com o tema “Hora de pensar bem e agir rápido”, e durante a própria conferência, em dezembro.
“Este é um movimento global. São milhares de envolvidos em diversos países do mundo, trabalhando cada um em seu país por soluções e sugestões que estanquem o enorme desafio das mudanças climáticas. Precisamos de um acordo que combine medidas políticas e de caráter econômico, com a devida governança e participação da sociedade, para dar efetividade aos compromissos de salvar o planeta da crise climática”, comenta Rubens Born, diretor do Vitae Civilis, uma das entidades coordenadoras da Campanha tictactictac, e membro do conselho internacional da GCCA.
A campanha propõe uma plataforma mínima para o novo marco institucional e multilateral para as ações globais em relação à ameaça das mudanças climáticas, sendo que muito mais pode ser acordado:
- Garantir que o aquecimento global ficará bem abaixo dos 2º C em relação à média histórica, estabelecendo metas e mecanismos para que, antes de 2020, comecem a decrescer as emissões globais de gases do efeito-estufa.
- Reduzir as emissões dos países desenvolvidos em pelo menos 45% até 2020, frente aos níveis de 1990.
- Estabelecer objetivos mensuráveis, verificáveis e reportáveis para redução substancial das emissões de países em desenvolvimento emergentes e em rápido crescimento econômico, viabilizados por medidas apropriadas a cada país.
- Apresentar medidas concretas de mecanismos e compromissos de aportes financeiros, para apoiar países em desenvolvimento na estabilização e posterior redução de emissões, e na sua adaptação às mudanças climáticas.
- Aprovar a criação de soluções e mecanismos de REDD (Reduções de Emissões Associadas ao Desmatamento e à Degradação Florestal), justos e aplicáveis no curto prazo.
- Promover a sustentabilidade e dignidade do desenvolvimento humano e a integridade dos processos ecológicos, mediante a transformação da economia e o fortalecimento da democracia.
Acompanhe a programação e as novidades pelo site www.tictactictac.org.br.
Sobre a GCCA-BR
Lançada no primeiro semestre de 2009, a Campanha Global de Ações pelo Clima (GCCA-BR) possui um Conselho Consultivo composto por uma grande variedade de personalidades e organizações representativas da sociedade brasileira, incluindo: Avaaz, Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS), Greenpeace, Idec, Inesc, Oxfam, Vitae Civilis, WWF-BR.
(Ascom GCCA-BR, contribuição por e-mail ao Ambiente JÁ, 27/08/2009)