As 144 toneladas de lixo importado ilegalmente da Inglaterra que foram retidas no Porto Seco, em Caxias do Sul/RS, deverão ser recoladas em contêineres, na próxima semana, e despachadas para o Porto de Rio Grande/RS de onde seguirão de volta para a Inglaterra em data prevista para 10 de setembro.
A empresa importadora Stefenon alegava dificuldades para encontrar contêineres disponíveis para realizar o transporte do lixo. Segundo o chefe do escritório do Ibama, em Rio Grande, Sandro Kippel, contêineres vazios serão transportados de Rio Grande até Caxias e a documentação será preparada pela importadora. O lixo de Caxias começará a ser acondicionado na segunda (31/08).
Ainda segundo Klippel, a previsão de embarque dos resíduos no Porto de Rio Grande é o dia 10 de setembro, mas a data pode ser antecipada ou postergada de acordo com a chegada do navio que fará o transporte. Essa é a última remessa a ser devolvida para a Inglaterra. A maior parte do lixo, aproximadamente 1500 toneladas, já chegaram de volta ao porto de Felixstowe, na Inglaterra.
As multas aplicadas pelo Ibama às seis empresas envolvidas somaram aproximadamente R$3,8 milhões.
(Por Janete Porto, Ascom Ibama, 27/08/2009)