Os animais foram aprendidos em duas residências na cidade e em Esteio na quarta (26/08)
Trinca-ferro, canário-da-terra, sabiá-laranjeira, cardial, azulão, frade, coleiro e tico-tico. Essas são as espécies que chegaram nesta quarta (27/08) ao Minizoo de Canoas. Os animais foram aprendidos em duas residências em Esteio e Canoas, no bairro Rio Branco. As espécies nativas são nativas do Rio Grande do Sul.
Os pássaros chegaram ao zôo em 31 gaiolas, algumas delas com mais de um animal e extremamente sujas, com acúmulo de fezes, penas arrancadas, água insalubre, frutas secas e ração velha.
De acordo com a bióloga do zoológico, Liliana Castoldi, as espécies chegaram ao zôo com condições de maus tratos. "Alguns animais estavam com penas arrancadas e as gaiolas muito sujas. Agora eles serão tratados e alguns serão soltos, sendo recolocados de volta ao seu ambiente. Outros serão conduzidos ao Ibama", frisa.
Os pássaros foram trazidos ao zoo pelo 2º Pelotão Ambiental da Brigada Militar, que efetuou o recolhimento dos animais e encaminhou os proprietários das residências, onde o material foi apreendido para assinarem um termo circunstanciado.
(Diário de Canoas, 27/08/2009)