Na sessão plenária de quarta as bancadas do PT e do PC do B reforçaram a preocupação com a ação da Brigada Militar na desocupação de terras em São Gabriel, quando morreu o militante do MST Elton Brum da Silva. A ação ocorreu na última sexta (21/08).
O deputado Dionilso Marcon (PT) cobrou do governo do Estado a revelação do nome do autor do disparo: “Até hoje o Estado não apresentou quem puxou o gatilho da 12”. Para Marcon, “o tiro não foi acidental, mas um planejamento da BM, que matou a pessoa errada”. Segundo ele, cabe ao Estado revelar “qual é a pessoa que deveria ter sido morta”.
O petista Raul Pont (PT) criticou a demora para desvendar o autor dos disparos que matou o sem-terra e afirmou que "o governo do Estado está sendo conivente e omisso”. No mesmo sentido, o parlamentar Raul Carrion (PC do B) manifestou, na tribuna, sua preocupação com as “morosas investigações para identificar o covarde assassino que matou o sem-terra”. Na avaliação de Carrion, “algo estranho está acontecendo e as investigações precisam ser agilizadas”.
A bancada do PT reforçou as críticas ao governo também em outras áreas. O deputado Elvino Bohn Gass (PT) apresentou “denúncia grave”, referente à abertura de avisos de licitações, por parte do governo do Estado, para que ocorram arrendamentos de filiais da Companhia Estadual de Silo e Armazéns do RS (CESA). Segundo ele, as unidades da Cesa estão sendo abandonadas, estão sucateadas e representam a “incompetência da gestão do governo Estadual e desrespeito a quem produz alimentos no RS”.
Ainda contribuiu para manifestar insatisfação com ações do governo do Estado a deputada Marisa Formolo (PT) que retomou o tema dos pedágios. Marisa trouxe à tribuna documentos que informam as dificuldades existentes para realizar registros contábeis dos contratos dos pedágios. Segundo ela, nos documentos, “o governo assume, oficialmente, que não há registro”. E questiona: “Como é possível a governadora dizer que há dívida se não há registro de controles dos convênios? Como podemos acreditar que existe dívida do Estado a favor das empresas se documentos informam que há dificuldade para fazer os controles?”. A deputada cobrou “responsabilidade” e caracterizou a relação do Estado com as concessionárias como “promíscua”.
CPI
A composição da CPI da Corrupção, que será instalada hoje, no final da tarde, motivou o parlamentar Raul Carrion a manifestar-se. Ele espera que “a CPI seja local de investigação séria, contra a corrupção, as falcatruas e a roubalheira”.
O deputado Paulo Azeredo (PDT), que deixou a posição de titular para assumir como suplente, agradeceu a bancada do partido por ter compreendido o pedido para ocupar o lugar de suplente na CPI. Ele esclareceu que, apesar de suplente, pretende colaborar “a bem da verdade para que possamos esclarecer os fatos”.
Homenagem
O dia do Corretor de Imóvel, comemorado amanhã (27), foi lembrado pelo deputado Adroaldo Loureiro (PDT). Ele ocupou a tribuna para prestar homenagem aos profissionais corretores de imóveis. “São pessoas que possibilitam o sonho de famílias, o sonho da casa própria”, observa. Além disso, o deputado reconheceu a “contribuição decisiva destes profissionais para impulsionar a construção civil, gerando emprego e renda para a população”. Na homenagem, ele ainda mencionou a realização da 35ª Semana do Corretor de Imóveis, evento que inicia hoje e estende-se até sábado (29), promovido pelos Sindicato dos Corretores de Imóveis do RS (Sindimóveis).
(Por Michele Limeira, Agência de Notícias AL-RS, 26/08/2009)