As 144 toneladas de lixo importadas irregularmente da Inglaterra que ainda estão em Caxias do Sul estão mais próximas do processo de devolução. O chefe do Escritório Regional do Ibama, com sede em Rio Grande, Sandro Klippel, informou que foram definidos na última terça-feira dez contêineres de 40 pés para o transporte dos resíduos. A intenção é de que essas unidades, que estão vazias, sejam enviadas para Caxias ainda nesta semana. Depois que o lixo lá existente for colocado dentro deles, os contêineres retornam para Rio Grande para serem embarcados.
Sandro Klippel relatou que a transportadora MSC disponibilizou os contêineres e a empresa importadora vai providenciar o envio deles para Caxias e, depois, a vinda para o porto rio-grandino. Segundo ele, a previsão é de que os contêineres comecem a ser carregados na próxima segunda-feira e transportados para Rio Grande. O embarque deve ocorrer em 10 de setembro. As 144 toneladas chegaram ao Brasil em oito contêineres, mas, como foram retiradas, o material perdeu a compactação e poderá exigir uma quantidade maior destas caixas de metal. Por isso, foram designadas dez unidades.
O lixo inglês que está em Caxias é a última parte do lote que chegou ao Brasil entre fevereiro e o final de maio deste ano. Outros 40 contêineres com resíduos importados que chegaram ao Porto do Rio Grande e os 41 recebidos pelo Porto de Santos (SP) foram embarcados no navio MSC Oriane em 1º de agosto deste ano, no Tecon, e devolvidos para o Reino Unido, onde chegaram no último final de semana.
(Por Carmem Ziebell, Jornal Agora, 27/08/2009)