A Licença de Operação (LO) para a Goiás Minas Indústrias de Laticínios – Italac iniciar suas operações no Distrito Industrial de Passo Fundo foi entregue nesta terça (25/08) pelo secretário do Meio Ambiente em exercício, Gianarlo Tusi Pinto, ao prefeito de Passo Fundo, Airton Dipp, e ao representante da empresa, Alexandre Teixeira. A presidente da Fepam, Ana Pellini, participou do encontro.
O investimento da Italac é de R$ 60 milhões, devendo gerar 400 empregos diretos e aproximadamente três mil indiretos. A decisão da empresa em instalar uma unidade no Estado foi comunicada à governadora Yeda Crusius em maio de 2007.
A Italac irá produzir leite integral e desnatado a partir do recebimento mensal de 19,2 mil litros de leite cru para uma capacidade mensal de produção de 13,9 mil litros de leite UHT integral, 1,92 milhão de litros de leite UHT desnatado, 860 mil litros de creme de leite e 1,53 mil litros de bebida achocolatada.
Para o secretário do Meio Ambiente em Exercício, Giancarlo Tusi Pinto, foi possível conciliar interesses, preservando o meio ambiente com o fomento ao desenvolvimento da região através do importante trabalho realizado pelos técnicos da Fepam. Ana Pellini mostrou-se orgulhosa na entrega da LO, porque “ela foi construída com o esforço de todos”.
O prefeito Airton Dipp também registrou o trabalho desenvolvido pelos técnicos da Fepam, com a Prefeitura de Passo Fundo e a empresa cumprindo as exigências técnicas solicitadas. Presentes também na audiência o deputado Luciano Azevedo, o presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, vereador Diógenes Basego e o diretor geral da Câmara, Neuromar Gatto.
(Por Eliane do Canto, Ascom Sema-RS, 25/08/2009)