O BG Group informou nesta segunda (24/08) que não encontrou hidrocarbonetos (petróleo, gás ou ambos) no poço Corcovado 2, perfurado no bloco BM-S-52 em conjunto com a Petrobras no pré-sal da Bacia de Santos. Segundo nota, o segundo poço na área foi perfurado 14 quilômetros a nordeste do Corcovado 1 (o primeiro perfurado nesse bloco) e é mais profundo. Apesar dos indícios de gás, não foi confirmada a presença de hidrocarbonetos. O Corcovado 2 é o segundo poço formalmente reconhecido como seco encontrado no pré-sal de Santos. O primeiro foi o Guarani, perfurado pela ExxonMobil.
A BG está conduzindo mais estudos para uma completa avaliação da área e enquanto isso a sonda Celtic Sea, da Transocean, está sendo deslocada para o poço Corcovado 1, no mesmo bloco, distante 130 quilômetros da costa de São Paulo. Esse poço constava como seco no Banco de Dados da Exploração e Produção (BDEP), da Agência Nacional do Petróleo (ANP), mas a agência disse que era um erro e a BG informou que havia descoberto indícios de hidrocarbonetos.
Agora, ela volta ao poço para fazer um teste de vazão já que anteriormente teve problemas com o equipamento. Ele tinha válvulas com espessura insuficiente para controlar as pressões do gás que vem do reservatório, o que coloca em risco a própria sonda. A Petrobras é majoritária na área, com 60%, mas as duas empresas fizeram um acordo para que a BG opere na fase exploratória.
(Por Claudia Schüffner, Valor Econômico, 25/08/2009)