O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ivar Pavan (PT), informou em seu discurso no ato público promovido pelo Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-sal, nesta segunda (24/08), que o presidente Lula anunciará na próxima segunda (31/08) o destino que será dado à exploração desta riqueza. Segundo Pavan, “o presidente Lula deverá definir se o governo brasileiro recompra as ações da Petrobras ou se cria uma nova empresa estatal para a exploração do petróleo existente naquela camada profunda”.
Centenas de pessoas representando as 40 entidades signatárias do Manifesto Gaúcho em Defesa do Pré-sal participaram do ato público realizado ao meio-dia na Esquina Democrática ( Rua dos Andradas com Avenida Borges de Medeiros). Durante o evento, também foi distribuído o boletim “O Pré-sal é Nosso”, chamando a população para defender a nacionalização total desta camada de petróleo encontrada pela Petrobras, entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo.
Em seguida, os manifestantes caminharam até a Praça da Alfândega, onde cantaram o Hino Nacional. No local será colocada a torre de petróleo que simbolizou a luta “O Petróleo é Nosso”. O monumento está sendo restaurado e deve ser recolocado no aniversário da criação da Petrobras, no início de outubro.
Presenças
Participaram do ato público os deputados federais Fernando Marroni (PT), representando a Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal, e Emília Fernandes (PT). Também estiveram presentes os deputados estaduais Raul Carrion (PCdoB), Raul Pont (PT) e Dionilso Marcon (PT). Todos fizeram uso da palavra em defesa da nacionalização e criticando o atual marco regulatório assinado em 1997 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
A manifestação teve ainda a participação de centrais sindicais (Central Única dos Trabalhadores, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), Sindicatos dos Petroleiros e entidades representativas da sociedade civil organizada, como a Ordem dos Advogados do Brasil/RS (OAB/RS), Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Sociedade de Economia, Sindicato dos Engenheiros e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA/RS). O presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Carlos Cini Marchionatti, ressaltou a importância da mobilização social para garantir a riqueza que “poderá ser a redenção econômica do Brasil”.
Agenda
Outras duas atividades do Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-sal estão programadas para os próximos meses. No dia 1º de setembro, às 19 horas, haverá uma aula pública no salão de atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ministrada pelos professores Ildo Sauer, da USP, e Carlos Lessa, professor aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A promoção é da UFRGS, do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul ( Sindipetro/RS) e da Assembléia Legislativa.
Já no dia 1º de outubro, haverá um grande expediente especial, no Plenário da AL, em comemoração aos 55 anos de criação da Petrobras. A iniciativa é do deputado Raul Carrion (PCdoB).
(Por Wálmaro Paz. Agência de Notícias AL-RS, 24/08/2009)