Um projeto que pretende conscientizar alunos e a comunidade em geral começou a ser implantado nesta semana em 16 escolas municipais, oito postos de saúde e o Complexo Cultural de Santa Thereza
A iniciativa teve seu lançamento oficial na semana passada, mas já vem sendo discutida desde a realização da Semana do Meio Ambiente, em junho deste ano. A meta, segundo a chefe de gabinete da Secretaria do Meio Ambiente e uma das coordenadoras do projeto Naime Fattah, que é realizado pelo setor de Educação Ambiental, é de implantar o sistema em 26 escolas até o final deste ano. As escolas escolhidas abrangem todas as áreas da cidade.
A primeira a receber o chamado bag, um saco onde serão depositados os resíduos recicláveis, foi a Simões Pires, na zona rural. Na zona urbana, sete escolas e oito postos de saúde já iniciaram a atividade. Em uma delas, a Fued Kalil, no bairro Passo das Pedras, o utensílio foi instalado ontem pela manhã e à tarde já contava com material. “Na semana passada passamos de sala em sala avisando os alunos e agora eles já sabem o que podem ou não depositar no recipiente. A recepção foi muito boa até porque já trabalhamos há bastante tempo com o tema do meio ambiente, isso já faz parte do nosso dia a dia”, contou a supervisora, Daicimara Freire.
Conforme explica Naime, depois de lotadas, as sacolas são lacradas e enviadas ao Aterro Sanitário, para a Associação de Recicladores. Neste primeiro momento, o projeto só trabalha com lixo seco, como plástico, papel e papelão. Em um futuro próximo, a ideia pode se estender ao lixo orgânico.
No dia 8 de setembro, todos os diretores de escolas e representantes dos postos de saúde devem participar de uma capacitação coletiva. Outras entidades interessadas em participar do projeto podem contatar a Secretaria, por meio do telefone 3240 5244.
(Minuano, 24/08/2009)