O município foi o primeiro da região a promover um encontro para discutir os problemas ocasionados pelas cheias do Rio Taquari. Em reunião sexta (21/08), na Câmara de Vereadores, autoridades e lideranças debateram o assunto com o representante da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Daniel Bordgnon (PT); vice-presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari-Antas, Júlio Salecker; geólogo Sérgio Cardoso; presidente da Associação Muçunense contra as Cheias, Claudiomiro Mulinari; prefeito Tarso Bastiani; presidente do Legislativo e da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), Adair José Villa; e demais parlamentares do município.
Segundo o vereador e organizador do encontro, Leonardo Bastiani (PT), o objetivo foi pautar o assunto entre a comunidade com o intuito de encontrar alternativas para solucionar os problemas ocasionados pelas cheias. O primeiro passo, segundo ele, é formular um projeto regional com vistas a criar parcerias para pleitear recursos que vão ser utilizados na dragagem e construção de diques.
“Estamos dando o pontapé inicial para resolver esse problema que aflige dezenas de famílias na região e 40% da população de Muçum”, observa. Para Bastiani, uma das alternativas seria recolher os entulhos e lixo na margem das águas. O próximo encontro ocorre quinta-feira, às 19h, na Câmara de Vereadores.
A pauta será composta pelo debate sobre a construção de uma barragem na localidade de Barra das Contas, a seis quilômetros da sede. De acordo com Bastiani, a obra deve começar em 2012. Participam da reunião a professora do curso de Direito da Univates Luciana Turatti e o geólogo e também docente da instituição de ensino Everaldo Rigelo Ferreira. “Nesta próxima etapa vamos debater o impacto ambiental, os prós e contras da construção da barragem para a comunidade”, adianta Bastiani.
(A Platéia, 24/08/2009)