Autor do projeto de lei 148/2009 que proíbe o fumo em locais públicos fechados, o deputado Miki Breier (PSB), recebeu uma comitiva da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), na última quarta-feira (19/08). Na ocasião, a coordenadora do Instituto Vida Solidária, Carmem Reis e o membro da Comissão do Projeto Fumo Zero, pneumologista Luiz Carlos Corrêa da Silva, fizeram elogios à proposta de lei e convidaram o parlamentar para participar do Projeto Fumo Zero.
O projeto tem como proposta a redução do tabagismo e intenção futura da eliminação total desse problema de saúde pública. O objetivo é promover a defesa da saúde da população gaúcha. O Fumo Zero é desenvolvido pelo Instituto Vida Solidária – ONG criada pela Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em 2005, para conduzir a Gestão de Responsabilidade Social da Instituição.
O projeto apresentado no mês de julho pelo deputado Miki, proíbe o fumo em ambientes coletivos fechados. De acordo com Miki, o objetivo da proposta é reduzir a exposição das pessoas, principalmente as não fumantes, à fumaça do cigarro que é tão prejudicial à saúde. “Nosso objetivo é defender a vida, não esquecendo dos empregos gerados pela indústria fumageira. Nosso projeto tenta construir um grande consenso sobre o tema na comunidade gaúcha”, afirmou Miki.
(Por Lilian Martins, Agência de Notícias AL-RS, 21/08/2009)