A agência policial européia Europol espera outras prisões relacionadas às suspeitas de fraude fiscais sobre os créditos de carbono após o fisco britânico anunciar a prisão de mais duas pessoas em Londres nesta quarta-feira (19/08).
Oficiais da HM Revenues and Customs (HMRC), que trabalha em conjunto com a Europol, prenderam até agora sete homens e duas mulheres devido às suspeitas de fraude sobre a Taxa de Valor Agregado (VAT, sigla em ingês) envolvendo US$ 62,8 milhões. “Nossos especialistas estavam presentes alguns dias antes planejando esta operação em conjunto com a HMRC. Precedentemente houve uma grande investigação e mais prisões devem acontecer”, ressaltou o chefe de mídia da Europol Soren Kragh Pedersen.“Também estamos de vigília no restante da Europa é claro”.
A HMRC revistou 27 empresas e residências ao redor de Londres na quarta-feira. Uma porta-voz disse à Reuters na quinta que todas as pessoas presas foram liberadas e que nenhuma queixa havia sido feita. A HMRC disse que as prisões são relacionadas a investigações sobre o que se acredita ser um grupo de crime organizado que opera uma rede de empresas que negociam grandes volumes de créditos de carbono na União Européia, chamada fraude carrossel.
(Por Nina Chestney e Michael Szabo, Reuters / CarbonoBrasil, 21/08/2009)