A morte do sem terra Elton Brum da Silva, 44 anos, assassinado na manhã desta sexta-feira (21/08) durante a desocupação da Fazenda Southall, em São Gabriel, é o resultado trágico da opção do governo Yeda de criminalizar os movimentos sociais. Para os parlamentares do PT, ficou evidente uma conduta autoritária e uma violência despropositada, que só poderia se manifestar com a conivência dos governantes.
O PT condena a política de repressão às manifestações populares adotada pela Brigada Militar e adverte para as consequências deste comportamento truculento. “Esta morte, além de lamentada, deve ser condenada sob o ponto de vista da gestão da Segurança Pública”, afirma o deputado Raul Pont, em nome da bancada.
Pont recorda mais de uma dezena de episódios confirmam a vocação autoritária e violenta do atual governo estadual e lembra que sob o comando do coronel Edson Mendes a Brigada Militar atacou sem terras, professores e servidores do Banrisul, para citar alguns exemplos. As constantes trocas de comando na chefia da BM e na cúpula da segurança Pública, no entanto, não alteraram a conduta da corporação. “Isto demonstra que a intransigência e a arrogância estão no DNA do atual governo”, alerta.
(Por Denise Ritter, Agência de Notícias AL-RS, 21/08/2009)