O Batalhão Ambiental realizou a apreensão de um menor por maus tratos em cavalo no município de Tramandaí, no Rio Grande do Sul. Segundo testemunha, o animal estava caindo e sendo espancado por seu condutor, ao chegar ao local foi constatado o animal caído entre a carroça, sendo preciso cortar seus arreios para poder soltar o cavalo. A carroça estava com excesso de peso e o cavalo debilitado, podendo ser esta a causa que levou o animal a cair e não ter mais condições de levantar. Segundo o tenente Claudiomir da Silva Pedro, o menor foi conduzido à Delegacia de Polícia por crime de maus tratos e será encaminhado relatório ao Ministério Público de Tramandaí.
O tenente Claudiomir da Silva Pedro, comandante do Pelotão Ambiental de Tramandaí, informa que é grande numero de menores conduzindo carroças, sendo que caso sejam flagrados causando maus tratos em animais, será recolhido o animal e responderão o menor e quem lhe entregou a carroça para conduzir, por crime ambiental, cuja pena é de três meses a um ano de detenção e multa.
Consideram-se maus tratos praticar ato de abuso (bater, causar lesões), usar inconvenientemente, exigir trabalho excessivo do animal, conduzir animais equinos em ruas pavimentadas sem ferraduras. Denúncias deverão ser feitas para o Pelotão Ambiental de Tramandaí, pelos telefones (51) 3661-4620 ou 9851-3505.
(Jornal Dimensão / ANDA, 21/08/2009)