A área do antigo Estaleiro Só, na orla do Guaíba, conhecida como Pontal do Estaleiro, não poderá receber edificações residenciais. Esse foi o resultado da consulta popular que ocorreu ontem em Porto Alegre. Dos quase 22,6 mil eleitores, 18.212 votaram contra e 4.362 a favor, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Assim, a partir de agora, nenhum projeto que prevê a construção de residências naquela área será aprovado pela prefeitura.As operações comerciais já foram autorizadas por meio de lei complementar.
Segundo o prefeito José Fogaça, a vitória foi resultado da mobilização. 'Os dois lados tiveram espaço para manifestar os seus ideais e, como a votação era facultativa, o resultado é uma grande vitória para Porto Alegre', destacou ele, enquanto acompanhava a apuração dos votos, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa. Ele afirmou que o grande número de eleitores que compareceu às urnas representou a importância e o simbolismo que o Guaíba tem para a cidade.
Nos 89 locais de votação, a movimentação foi muito tranquila durante todo o dia. Pouco depois do término da votação, às 17h30min, centenas de pessoas se reuniram na orla do Guaíba, nas proximidades da Usina do Gasômetro para um abraço simbólico.
(Correio do Povo, 24/08/2009)