O senador Tião Viana (PT-AC) anunciou que foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o projeto Florestas Plantadas e Modernização do Extrativismo - Inclusão Social no Acre, que pretende, entre outras coisas, reflorestar 300 mil hectares no estado do Acre e gerar pelo menos 20 mil empregos. O objetivo é substituir o uso de madeiras de florestas naturais por madeiras de reflorestamento.
O projeto foi apresentado ao presidente da República na semana passada, durante encontro que teve com o governador Binho Marques, com o ex-governador Jorge Viana e com o próprio senador.
De acordo com Tião Viana, o objetivo do projeto é modernizar o setor florestal, incentivando a implantação de industriais de aproveitamento das florestas. O plano prevê investimentos de R$ 436 milhões, sendo 90% liberados pelo governo federal e o restante pelo estado do Acre. Além de propiciar aumento na renda das famílias, a proposta estimulará o homem a permanecer no meio rural. Haverá ainda a recuperação de terras degradadas, especialmente nas margens das rodovias BR-317 e BR-364. O governo do estado acredita que, com a ajuda federal, serão instalados no Acre pelo menos dez empreendimentos industriais, acrescentou o senador.
Tião Viana informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Acre nesta sexta-feira (21/08), para participar da solenidade do programa de habitação popular. Para ele, Lula "é o presidente que mais atenção deu até hoje ao estado do Acre".
(Agência Senado, 20/08/2009)