A parceria entre a Câmara Municipal de Porto Alegre e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba para a realização de ciclo de debates sobre o manancial hídrico da Capital foi saudada, na sessão desta quinta (20/08), por Luís Antônio Grassi, ex-presidente do Comitê. Intitulado Porto Alegre e o Guaíba - O Futuro de Uma Relação, o ciclo de debates ocorreu nos dias 18 e 20 de agosto no Plenário Ana Terra.
Grassi lembrou que o Comitê é uma entidade colegiada prevista em lei e integrada ao Sistema Estadual de Recursos Hídricos, congregando diversos representantes da sociedade - eleitos a cada dois anos. Sua principal missão, segundo ele, é contribuir para o planejamento e a execução da gestão das águas. "O ciclo de debates é decorrente da necessidade de se ter mais uma oportunidade de trazer informações, esclarecimentos e reflexões frente à complexa relação entre uma cidade populosa como Porto Alegre e um grande manancial como a Bacia do Guaíba", disse.
O ciclo de debates, conforme Grassi, será mensal. Para as próximas edições está prevista a discussão sobre temas como Guaíba e Copa do Mundo e retirada de areia do lago, prática que afeta seu leito e a pesca. "Queremos criar uma mentalidade de planejamento, evitando que sejam tomadas medidas de improviso", afirmou.
Como representantes da Câmara, saudaram Grassi os vereadores Beto Moesch (PP), que coordenou o ciclo de debates, Mauro Zacher (PDT), Maria Celeste (PT), Alceu Brasinha (PTB) e Maristela Maffei (PCdoB).
(Por Claudete Barcellos, Ascom Câmara Municipal de Porto Alegre, 20/08/2009)