O segundo dia do ciclo de debates Porto Alegre e o Guaíba, o futuro de uma relação, realizado na tarde desta quinta (20/08), no Plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre, intensificou as discussões sobre a relação da Capital com o Guaíba.
A arquiteta urbanista Maria Dalila Bohrer mostrou a evolução histórica da cidade com o Guaíba e o processo de ocupação urbana da orla. Apresentou os diversos projetos para a área da enseada Praia de Belas até ser aterrada. O geólogo da Ufrgs, Nélson Kruger, sugeriu a criação de um corredor ecológico para a recuperação vegetal e animal da orla, através de um mutirão. Também sugeriu uma co-participação do Estado nas ações que envolvem o Guaíba.
O ciclo, promovido pela Câmara Municipal de Porto Alegre e pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Guaíba, terá continuidade nos dias 17 de setembro, 15 de outubro e 16 de novembro. Os debates estão sendo coordenados pelo vereador Beto Moesch (PP) e pelo presidente honorário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Guaíba, Antônio Timm Grassi. Quatorze municípios integram a bacia do Guaíba, parcialmente ou integralmente como Porto Alegre e Guaíba. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: lagoguaiba@cpovo.net.
(Por Vítor Bley de Moraes, Ascom Câmara Municipal de Porto Alegre, 20/08/2009)