Um encontro realizado nesta sexta (21/08), a partir das 19h, na Câmara de Vereadores, vai debater os problemas ocasionados pelas cheias do Rio Taquari. Segundo o presidente do Poder Legislativo, Adair José Villa, a reunião vai contar com a presença do deputado Daniel Bordignon (PT), lideranças, prefeitos e vereadores.
O objetivo é apontar alternativas que minimizem os efeitos causados pelas enchentes que, anualmente, atingem o município de Muçum, bem como cidades próximas, como Encantado e Roca Sales. “Precisamos levar a público essa questão do leito do Taquari que, a cada cheia, castiga os moradores”, diz. Para Villa, que também preside a Associação dos Vereadores do Vale do Taquari (Avat), a ideia é buscar parceiros e viabilizar recursos para a remoção do lixo e do cascalho acumulados no rio.
Quanto à presença do parlamentar, Villa cita que foi articulado pelos demais vereadores do PT muçunense, pelo fato de conhecer o tema. “Queremos solucionar esse problema. Para isso as reuniões estão sendo realizadas e até uma comissão de combate às cheias foi criada”, diz. Na próxima quinta-feira outro encontro está programado a fim de debater a possível construção de uma barragem na localidade de Barra das Contas, há seis quilômetros da sede do município. Já existe projeto para a construção que deve ser iniciada entre 2012 e 2013.
“Estudos também estão sendo feitos há dois anos por equipes profissionais. Neste momento, o importante é apresentar à comunidade a proposta, identificando os prós e contras que a construção da barragem trará para a população”, comenta Villa.
(Informativo do Vale, 21/08/2009)