Investimento faz parte do plano de recuperação de cinco arroios que cruzam a cidade
Nos próximos 15 dias, a empresa Crivelatti Engenharia deve começar a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Sistema Samuara. A obra tem prazo de um ano para ser executada e terá investimento de R$ 5 milhões. A construção faz parte de um plano da prefeitura para despoluir cinco arroios que cruzam a cidade.
A estação será construída na continuação da estrada municipal Arziro Galafassi, próximo à sede campestre do Círculo. A ETE receberá esgoto a partir de duas estações de bombeamento. Atualmente, 53,85% da rede do sistema está instalada. O orçamento total é de R$ 8 milhões. A ordem de início das obras foi assinada na manhã de ontem pela prefeitura e a empresa, em uma solenidade no hotel Samuara.
– A ETE do Samuara é similar a do Cânyon, mas cada local tem uma peculiaridade. O tratamento é feito sem processos químicos. A água suja que entra é recuperada e volta limpa para a natureza – explica o diretor-geral do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Marcus Vinicius Caberlon.
A estação terá capacidade para tratar 50 litros por segundo. Outra novidade anunciada ontem foi a inauguração da primeira fase do Sistema Tega, em 12 de setembro. A data também marcará o início da segunda etapa da construção da ETE e da instalação de redes. Hoje, 82,21% da obra estão prontos. Falta finalizar ainda a primeira etapa da construção da ETE e a instalação de 45,12% de um interceptador.
As licitações para a construção das outras estações serão abertas nos próximos meses: em setembro, será a do Pinhal, em outubro, a do Belo, e, em novembro, a do Pena Branca. Atualmente, 15% do esgoto é tratado na cidade. A meta da prefeitura é elevar o índice para 86% na metade de 2012, quando os sistemas devem estar prontos.
– Depois de retirar toda a carga orgânica e com uma intervenção de balneabilidade (qualidade das águas destinadas à recreação), vamos recuperar os arroios e povoá-los com peixes – afirma Caberlon.
(Por Juliana Almeida, Pioneiro, 21/08/2009)