Dezoito famílias estão desabrigadas em Cachoeirinha, na região Metropolitana, por causa das chuvas que fizeram o rio Gravataí transbordar e invadir as casas. As famílias, que residem na rua Seis de Maio, na Vila Olaria, às margens do rio, foram resgatadas na semana passada. A área está praticamente ilhada e é preciso utilizar barcos para chegar às residências. Enquanto aguardam o nível do rio baixar, as famílias estão acomodadas no galpão do CTG Fogo de Chão.
Segundo a Defesa Civil de Cachoeirinha, não há previsão para que as famílias voltem para casa. Na última medição, o nível do Gravataí estava a 2,65 metros acima do normal. Se a chuva não parar, o volume do rio deverá continuar subindo nos próximos dias.
Em Porto Alegre, o nível do Guaíba subiu, trazendo receio às populações ribeirinhas. Conforme a Defesa Civil municipal, na região das Ilhas o Guaíba está 1,46 metro acima do normal. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Léo Antônio Bulling, o monitoramento prossegue e a expectativa é que o nível não ultrapasse 1,60 metro. 'Esperamos que o vento permaneça a Oeste, impedindo que o nível do Guaíba aumente', disse.
(Correio do Povo, 20/08/2009)