O mês ainda está distante do fim, mas já entrou para a história dos gaúchos. Em 19 dias, a chuva acumulada em Porto Alegre é a maior registrada em agosto em 22 anos. Em Passo Fundo, só houve precipitação maior no mesmo período 37 anos atrás. Outras regiões, como as de Caxias do Sul e Santa Maria, também ostentam recordes de precipitação, e quase todo o Estado registra índices pluviométricos acima da média. Na Capital, até a manhã de quarta (19/08) havia chovido 258,9 milímetros, 184% da média histórica e maior índice verificado em um mês de agosto desde 1987, quando a cidade anotou 278 milímetros.
Tamanha quantidade de água, acompanhada por ventos, resulta em uma série de alagamentos e estragos na Capital e em municípios vizinhos. No bairro Mario Quintana, na madrugada de ontem uma árvore caiu sobre duas casas e feriu um casal. Na Zona Sul, vários pontos apresentaram alagamentos.
Na quinta (20/08) o clima deverá continuar severo com possibilidade de ventos de até 100 km/h nas regiões Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões, pode chegar a 80Km/h. No final de semana, o frio deve ganhar força. As temperaturas podem chegar perto de 0°C no Interior, e 6°C na Capital no sábado.
(Pioneiro, 20/08/2009)