Ao deixar a Fazenda Southall, em São Gabriel, dois ônibus com cerca de 120 membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) acabaram na Delegacia da Polícia Civil. A Brigada Militar adotou a medida, porque os sem-terra descumprem uma decisão judicial que determina a saída da propriedade rural. Até quarta (19/08) à noite, havia centenas de manifestantes na área.
O chefe de investigações da delegacia, Sérgio Cabreira, diz que foi feita a consulta da ficha de cada passageiros dos ônibus. Até as 20h de ontem, metade dos 120 integrantes havia sido identificada. Entre eles, estava um foragido, com mandado de prisão expedido pela comarca de Jaguarão. De acordo com Cabreira, ele será levado ao Presídio de São Gabriel.
– Estamos fazendo uma triagem e a consulta dos dados de cada um. Ouvimos algumas pessoas que, segundo a Brigada, são líderes do movimento. Depois de identificados, eles serão liberados – disse Cabreira.
Segundo um dos líderes do movimento, as pessoas saíam para buscar atendimento médico. Ele afirmou que havia casos de sem-terra com sintonas da gripe, razão pela qual o movimento optou por retirá-las do local. Eles invadiram a fazenda em busca de melhores condições para as cerca de 500 famílias assentadas desde 2008 em área vizinha à invasão.
(Zero Hora, 20/08/2009)