Entra em discussão na sessão plenária desta segunda (17/08) na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto do vereador Pedro Ruas (PSOL) que proíbe o plantio de árvores das espécies Pinus e Eucalyptus na capital. “Essas espécies exóticas foram trazidas para a cidade há mais de duzentos anos e necessitam de cuidados especiais no seu cultivo para evitar o seu crescimento desordenado, que vem degradando o ambiente e ameaçando a sobrevivência da flora nativa na capital e em outras cidades gaúchas”, explica Ruas em sua exposição de motivos.
Segundo os dados apresentados pelo vereador, há evidências de mudanças no ciclo hidrológico e consequente perda da biodiversidade nos locais onde predomina o cultivo de pinus e eucalipto: “um pé de eucalipto em fase de crescimento consome de quinze a sessenta litros de água por dia”.
Ruas argumenta que essas são as espécies de árvores mais utilizadas mundialmente para produção florestal com fins comerciais e que, portanto, “é necessário legislar também na proibição do seu plantio com intuito comercial em Porto Alegre, pois o impacto ambiental traria danos irreparáveis ao nosso ecossistema”.
(Por Carla Kunze, Agência POA, 19/08/2009)