O 3º Pelotão Ambiental da Brigada Militar, durante fiscalização de rotina, flagrou uma atividade de caça ilegal que estava sendo realizada na localidade denominada como Passo Farrapos, no 4º Distrito de Sant’Ana do Livramento. Segundo as informações do comandante do Pelotão, 1º tenente Luiz Arauna Ribeiro Torres, foram autuados dois indivíduos, sendo um deles de iniciais W.G.B, residente em Rosário do Sul e o segundo de iniciais A.R.Z, residente em Sant'Ana do Livramento.
Caça
Os acusados possuíam no local, uma capivara abatida e eviscerada, bem como possuíam um barco com motor sem documentos e sem procedência. Por este motivo foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) conforme registro nº 6042/09, para fins de investigação da origem do material. A partir daí foi constatado que um dos envolvidos possuía uma extensa ficha criminal com envolvimento em outros tipos de crime.
Lei Federal
O Pelotão Ambiental destacou que o animal morto foi apreendido e destruído no aterro sanitário municipal, sendo confeccionado um anexo de informações ambientais por estarem enquadrados, no artigo 29 da Lei Federal nº 9.605/98 e artigo 24 do Decreto Federal nº 6.514/08, que prevê multa de R$ 500,00, por unidade de caça.
Patrulhamento
O comandante destaca que o Patrulhamento Ambiental na zona rural, está sendo realizado pelo 3º Pelotão Ambiental da Brigada Militar, visando coibir delitos ambientais e outros delitos como pesca e caça ilegal, no município e região.
(A Platéia, 19/08/2009)