Operação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apreendeu 950 mil de litros de agrotóxicos adulterados em Sorocaba (SP), nesta quarta (12/08) e quinta-feira (13). A ação também interditou a linha de produção de cinco agrotóxicos da empresa Iharabras S.A Indústria Química, integrante de um conglomerado japonês.
Durante a ação, que contou com o acompanhamento de uma delegada da Polícia Federal, foi constatado que os agrotóxicos Cercobin 700 WP, Cercobin 500 SC, Cerconil SC, Tidy 700 WP e Nominee 400 eram produzidos com adulteração na fórmula, sem autorização. A interdição é valida por 90 dias, prazo em que os produtos não poderão ser comercializados. A empresa Iharabras S/A terá cinco dias úteis para apresentar contraprova.
A Anvisa interditou ainda o agrotóxico Sumithion 500 CE, devido à irregularidades no rótulo e bula sobre as informações da classificação toxicológica. Nesse caso, a empresa terá 30 dias para que todos os rótulos e bulas sejam substituídos. Esta é a segunda ação de fiscalização de agrotóxicos em menos de 40 dias que apreende grande quantidade de agrotóxicos com adulteração nas formulações avaliadas e autorizadas pela Anvisa.
(Ascom Anvisa / EcoDebate, 18/08/2009)