O lobby norte-americano do setor do petróleo e gás está planejando comícios em 20 estados para ‘encenar’ uma oposição pública ao Ato de Segurança Energética e Climática da administração Obama. “Nosso objetivo é energizar as pessoas e demonstrar a elas que não estão sozinhas”, disse Cathy Landry, do Instituto Americano do Petróleo (API, sigla em inglês), reportou o The Guardian.
Os planos foram revelados pelo Greenpeace, que teve acesso a um email enviado pelo presidente da API convocando seus membros a participar dos comícios. A ONG acusou a API de "astroturfing", termo em inglês utilizado para designar ações políticas ou publicitárias que tentam criar a impressão de que são movimentos espontâneos e populares. O email pedia aos membros para não revelar detalhes dos eventos planejados, sugerindo que “as informações sejam tratadas como sensíveis...não queremos que os críticos saibam nossos planos”, reportou o Business Green.
De acordo com o The Guardian, os aliados da API incluem coligações agrícolas e industriais, além de 400 membros do setor do petróleo e gás. Tanto a API, como alguns de seus membros, incluindo a Conoco Philips (uma das empresas que apoio a passagem do projeto de lei climático na câmara) têm publicado notícias em seus sites alegando que a legislação colocaria postos de trabalho em risco.
(Por Fernanda B Muller, CarbonoBrasil, 18/08/2009)