O Rio Grande do Sul teve mais oito mortes pela gripe A confirmadas nesta terça (18/08). As vítimas são cinco mulheres, dois homens e uma menina de 9 anos. O número de óbitos causados pela doença chega a 78 no Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, duas mulheres e um homem morreram em Passo Fundo, uma das cidades com maior número de mortes em decorrência da nova gripe. Em Carazinho, a vítima foi uma dona de casa de 37 anos, sem outras doenças identificadas pelos médicos.
Porto Alegre tem mais duas mortes confirmadas: uma menina de 9 anos e um rapaz de 21 que havia passado por um transplante renal. A gripe A também levou à morte uma mulher de 23 anos com HIV em Santa Maria e outra de 49 em Sapiranga, portadora de doença metabólica crônica. A nova lista refere-se a mortes ocorridas entre 18 de julho e 9 de agosto. Os resultados foram enviados pela Fiocruz. O Hospital de Clínicas informou ontem que 190 funcionários, entre eles médicos, ou 5% do total de colaboradores, estão afastados por suspeita de terem contraído o vírus da gripe.
Na Zona Sul do Estado, três municípios foram obrigados a adiar o retorno das aulas na rede estadual por determinação da Justiça. Canguçu, Santa Vitória do Palmar e Chuí vão prorrogar as férias até 31 de agosto como medida preventiva contra o contágio pela gripe A.
(Correio do Povo, 19/08/2009)