No município de Barão, localizado no Vale do Caí, o abastecimento de água para a estação mais quente do ano está comprometido. O motivo é que os dois principais poços que abastecem a população, de aproximadamente 5,4 mil habitantes, estão secando. Conforme o prefeito Cláudio Ferrari (PT), até mesmo no período de chuvas, em finais de semana, quando o consumo cresce, a cidade sofre com falta de água.
Em encontro com o deputado Alberto Oliveira (PMDB), o prefeito e o vice, Tarcílio Anselmini (PMDB), pediram apoio do parlamentar para construção de uma nova canalização. “A água captada em um poço da Linha Pimenta, que é uma região de altitude mais baixa que a sede do município, precisa ser transportada até a caixa d’água”, explica Ferrari.
Um projeto já foi desenvolvido pela Corsan, mas até agora a obra não saiu do papel. “Isso nos preocupa muito, porque sem esse empreendimento não sabemos como vamos fazer para garantir o abastecimento dos moradores de Barão”, afirma o prefeito. O deputado Alberto Oliveira recebeu a reivindicação da cidade e afirma que irá entrar em contato com a Corsan, para averiguar a possibilidade de agilizar o andamento da obra.
Na reunião, da qual também participaram o vereador Marcos Cisco (PMDB) e o secretário municipal de Obras Anselmo Sipp, Alberto Oliveira também tratou de medidas para combater as drogas no município. O deputado incentivou a realização de ações focadas na conscientização dos moradores e repassou, aos vereadores, material informativo que será entregue nas escolas de Barão.
(Por Celso Bender, com informações de Natália Pianegonda, Agência de Notícias AL-RS, 17/08/2009)