A governadora Roseana Sarney já determinou estudos para elaboração do novo Código Ambiental do Maranhão, anunciou, em Imperatriz, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Afonso Ribeiro, durante solenidade de entrega de 15 computadores e 15 impressoras ao escritório regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), doação feita pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural).
"O Maranhão tem que se adequar à nova política ambiental brasileira sem, no entanto, prejudicar seus produtores. Temos que aliar desenvolvimento com respeito ao meio ambiente", disse o secretário. Afonso Ribeiro informou ainda que o Governo do Estado implantar á em Imperatriz um laboratório de melhoramento genético de embriões, no Campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), nas Escolas de Veterinária e Agronomia, no Parque de Exposições Lourenço Vieira.
"Essas três notícias são um presente do Governo do Estado aos produtores e à sociedade do sul do Maranhão, mas especialmente para Imperatriz. Aqui, a nossa regional da Aged, assim como a de Açailândia, os dois municípios com o maior rebanho do estado, conseguiram um excelente índice de cobertura vacinal na última etapa de vacinação contra a febre aftosa", destacou o secretário.
Os computadores doados à Aged serão utilizados na emissão eletrônica dos Guias de Transporte Animal (GTAs) nas regionais de Imperatriz e Açailândia. A informatização de todos os procedimentos da Aged no estado é uma das exigências do Ministério da Agricultura, que em outubro fará uma auditoria no órgão.
Vacinação
Segundo o presidente da Aged, Luis Augusto Almeida, o Maranhão poderá sair da zona de risco para baixo risco com vacinação a partir de 2010. "Queremos chegar ao índice de 95% de cobertura vacinal contra a febre aftosa, e essa nova classificação significará um grande passo para o crescimento da pecuária em nosso estado. Assim poderemos exportar carne para outros estados e, no futuro, até para o exterior", observou Luis Augusto. De acordo com ele, "a informatização da Aged melhorará a sanidade do rebanho maranhense e aumentará a arrecadação do órgão".
O diretor regional da Aged, Macélio Cangussú, disse que além da emissão mais rápida de GTAs, o novo sistema terá cadastro on-line com todas as informações dos produtores da região. "A doação desses computadores é mais um gesto de confiança do Sindicato Rural de Imperatriz no trabalho da Sagrima e da Aged. Quem ganha com isso são os produtores, a sociedade e o governo", destacou Cangussú.
(Jornal O Estado do Maranhão / Fórum Carajás, 15/08/2009)