A geógrafa da Divisão de Planejamento do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) Elaine Regina dos Santos participa nesta terça (18/08) do Ciclo de Debates Porto Alegre e o Guaíba – O Futuro de uma Relação. O encontro - que tem como tema A Cidade e o Guaíba: Encontro ou Enfrentamento? -, será realizado das 14 às 17h30min, no plenário Ana Terra da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Elaine falará sobre a ocupação da orla. Segundo ela, as margens são ambientes de transição entre os ecossistemas aquáticos e terrestres e são frágeis e suscetíveis às variações do nível de água. Portanto, elas têm sérias restrições de uso. De acordo com Elaine, que é mestre-doutora em Geografia na Área de Utilização e Conservação de Recursos Naturais, os serviços ambientais que as margens dos lagos prestam são fundamentais para a manutenção do ambiente como um todo.
“Esses debates são oportunidades que temos de apresentar para a população os conceitos relacionados à dinâmica do ambiente natural. É necessário estudar essa dinâmica para fazer uso responsável da orla”, afirma Elaine, que é funcionária da Sema há 8 anos, mas que trabalha na gestão de recursos hídricos há mais de 15 anos.
Antes do debate, às 13h, ocorrerá a cerimônia de posse dos novos integrantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba. Já às 14h será realizada a abertura do ciclo, que prossegue no dia 20. As inscrições gratuitas podem ser feitas no local ou pelo e-mail lagoguaiba@cpovo.net.
(Por Maria Cláudia Vasconcellos, Assecom SEMA-RS, 17/08/2009)