Câncer do pâncreas, geralmente se espalha rapidamente e é geralmente fatal. Os sintomas muitas vezes são vagos, o que dificulta o diagnostico precoce, fator que dificulta um tratamento mais eficaz, antes de que ocorra malignização avançada. É a quinta causa de morte por câncer nos USA e o National Cancer Institute (NCI) prevê que cerca de 42.500 mil americanos serão diagnosticados com câncer pancreático em 2009 e que a grande maioria dessas pessoas, cerca de 35.250 morrerão em conseqüência da doença.
De acordo com o National Institutes of Health (NIH), as causas conhecidas da doença, a longo prazo, incluem diabetes, tabagismo e inflamação crônica do pâncreas (pancreatite). No entanto, um novo estudo [Dietary Fatty Acids and Pancreatic Cancer in the NIH-AARP Diet and Health Study] aponta para outra importante causa evitável do câncer de pâncreas: comer gordura na carne vermelha e produtos lácteos.
A pesquisa, publicada apenas on-line na Revista do Instituto Nacional do Câncer (Journal of the National Cancer Institute), foi realizado para aprofundar estudos anteriores que tentaram relacionar consumo de gordura à doença, mas apenas obtiveram resultados inconclusivos. Este estudo, no entanto, conclui que a ligação entre dieta rica em gordura animal e câncer pancreático parece ser forte o suficiente.
Os pesquisadores avaliaram um grupo de mais de 500.000 pessoas do NIH, participantes do AARP Diet and Health Study. Os participantes do estudo preencheram questionários de freqüência alimentar em 1995 e 1996 e o acompanhamento de controle foi realizado pelos pesquisadores de seis em seis anos, a fim de acompanhar a saúde dos participantes, incluindo o eventual desenvolvimento do câncer pancreático.
Homens e mulheres cujas dietas incluíram grandes quantidades de gorduras totais tinham 53 % e 23%, respectivamente, de aumento das taxas de câncer pancreático, em comparação com os homens e mulheres que tinham baixo consumo de gordura. Globalmente, os participantes da pesquisa que comiam grandes quantidades de gordura animal saturada tinham uma taxa 36% maior de câncer pancreático em comparação com aqueles que comiam pequenas quantidades de gordura animal saturada.
De acordo com a pesquisa a gordura encontrada nos produtos hortícolas, não foi associada ao câncer de pâncreas. Os pesquisadores encontraram associações positivas entre o consumo de gorduras saturadas, polinsaturado e gorduras em geral, sobretudo de carnes vermelhas e laticínios. No entanto, não foi observada nenhuma associação consistente de associação ao câncer pancreático a partir de vegetais ou gordura polinsaturada.
Os resultados, portanto, indicam fortemente na direção de um papel da gordura animal em na carcinogênese pancreática. Pesquisas anteriores já haviam indicado o consumo de carne vermelha como fator de risco, inclusive para o desenvolvimento de câncer, tal como que a dieta rica em carne pode aumentar o risco de câncer de próstata em 40% e que o consumo de carne vermelha e processada pode aumentar o risco de morte.
O artigo “Dietary Fatty Acids and Pancreatic Cancer in the NIH-AARP Diet and Health Study“, Journal of the National Cancer Institute Advance Access originally published online on June 26, 2009, JNCI Journal of the National Cancer Institute 2009 101(14):1001-1011; doi:10.1093/jnci/djp168, apenas está disponível para assinantes da Journal of the National Cancer Institute.
(Por Henrique Cortez, EcoDebate, 12/08/2009)