Pedras destelharam casas e destruíram lavouras
Uma chuva de granizo atingiu a cidade de Jari, município de 3,6 mil habitantes da Região Central, a 90 quilômetros de Santa Maria, na madrugada desta segunda-feira. As pedras começaram a cair por volta das 5h no interior do município e, por volta das 7h, na cidade.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura está fazendo o levantamento dos prejuízos. Conforme o chefe de gabinete da secretaria, Márcio Silveira, é cedo para falar no tamanho do estragos:
— As pedras destruíram uma faixa do município que pega as localidades do Rincão Bonito, Bom Retiro, Bela Vista da Serra e o assentamento Bela Vista. Houve casas destelhadas e lavouras destruídas. À tarde, teremos uma ideia melhor.
Em Santa Maria, não choveu granizo. Depois de um final de semana de 29°C e ventos de até 80 km/h, a chuva chegou ainda pela madrugada. Por volta das 8h, os carros ainda andavam com os faróis ligados já que o dia amanheceu encoberto. Por enquanto, não há registro de estragos. Conforme a previsão da meteorologia, o avanço de uma massa de ar frio deixa as temperaturas mais baixas em todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. O tempo segue instável na terça-feira.
(Por Silvana Silva, Diário de Santa Maria, 17/08/2009)