Dando continuidade as operações de fiscalização visando coibir os ilícitos ambientais, o Ibama de Presidente Epitácio realizou no período de 29/07 a 13/08/2009 a 2ª etapa da Operação Gaiola Dourada II, nos municípios de Teodoro Sampaio, Euclides da Cunha Paulista, Presidente Prudente, Emilianopolis, Presidente Bernardes, Santo Anastácio/SP e Terra Rica/PR. Na ação foram lavrados 25 autos de infração totalizando R$ 223 mil.
Os fiscais vistoriaram 21 criadores amadoristas de passeriforme e apreenderam 52 aves da Fauna Silvestre Brasileira, dentre elas: Tempera Viola, Trinca Ferro, Pássaro Preto, Coleiro do Brejo, Coleiro Papa Capim, Curió, Canário da Terra, sabia-laranjeira, sabia-parda e papagaio verdadeiro.
As autuações foram realizadas por manutenção de pássaros silvestres sem origem, sem anilhas, anilhas adulteradas e violadas, transações indevidas entre criadores e por negligencia e intenção de introduzir pássaros na natureza de maneira ilegal.
Dentre as espécies apreendidas, várias se encontram na lista de extinção pelo Decreto Estadual de São Paulo, como: pássaro preto, coleiro do brejo, curiós, papagaios verdadeiro etc. A multa aplicada, pela posse de pássaro em vias de extinção, é de R$ 5 mil por espécime.
Todos os autuados responderão por crime ambiental. Eles tem 20 dias para apresentarem defesa junto ao Ibama. As operações continuarão sendo realizadas até o final do ano em todos os municípios da jurisdição do Escritório Regional do Ibama em Presidente Epitácio.
(Ascom Ibama, 17/08/2009)