Na próxima quarta (19/08) acontece um grande ato em Brasília em defesa do petróleo e gás brasileiros. A manifestação denunciará a política de entreguismo e privatização dos recursos naturais, pautando a apropriação popular das riquezas geradas a partir das reservas estratégicas do país. O ato faz parte do calendário do Acampamento Nacional por Reforma Agrária, que reúne, desde o último dia 10, mais de três mil trabalhadores do MST e outros movimentos da Via Campesina na capital federal. Essa manifestação foi incorporada como atividade da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso.
O objetivo do ato é garantir o agendamento de uma audiência com o Governo Federal, antes que o presidente Lula encaminhe ao Congresso o projeto de novo marco regulatório para o setor. Nesse encontro, os representantes da campanha apresentarão as propostas do movimento social, dentre outras, a retomada do monopólio estatal da exploração do petróleo, o cancelamento de todos os leilões das áreas promissoras de petróleo e gás, a Petrobrás 100% estatal e pública, investimento em energias limpas e constituição de um fundo social soberano voltado para investimento nas áreas sociais (saúde, educação, reforma agrária, moradia etc).
O Sindipetro-RJ está organizando um caravana para sair do Rio de Janeiro em direção ao ato nacional, compreendendo que a manifestação pode ser um marco definitivo para o avanço da luta em defesa do petróleo e dos interesses do povo brasileiro. O ônibus sairá no início da tarde de terça, dia 18 de agosto.
Os interessados devem encaminhar nome completo, número da identidade, órgão expedidor, CPF e algum contato telefônico à Agência Petroleira de Notícias pelos telefones 3852-0148/ramal 232, 7866-2630 ou 8677-9746 ou pessoalmente na sede do Sindicato dos Petroleiros (Av. Passos, 34, Centro do Rio, próximo à Praça Tiradentes). Esses dados precisam ser encaminhados até segunda, 14h.
(Agência Petroleira de Notícias, 14/08/2009)