A China começará a reduzir as emissões de carbono em 2050, anunciou Su Wei, diretor do departamento de desenvolvimento e da comissão de reformas para a mudança climática, ao jornal britânico Financial Times. "As emissões de China não continuarão progredindo além de 2050", declarou Wei.
A China é, ao lado dos Estados Unidos, um dos principais poluidores do planeta. "A China não deixará suas emissões em progressão sem limite e não insistirá no fato de que cada país deve ter a mesma cota de emissão por habitante. Se fizermos isto, o planeta será destruído", completou.
O Protocolo de Kyoto, que chega ao fim em 2012 e que terá a prorrogação decidida em dezembro em Copenhague, não fixa objetivos de redução a cumprir para a China, por ser um país em desenvolvimento. Pequim, no entanto, afirma que fixou os próprios objetivos em termos de eficácia energética e redução das emissões. No início de agosto, a China voltou a pedir aos países desenvolvidos mais esforços na luta contra o aquecimento global.
(Yahoo! / AmbienteBrasil, 17/08/2009)