Relatório da Agência Internacional de Energia Atômica indica que 438 usinas nucleares funcionam atualmente no mundo, o equivalente a 14% do consumo de energia elétrica global. A Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, anunciou, nesta quinta-feira (13/08), que o interesse dos países pela produção de energia nuclear vem crescendo e que a construção de 10 novos reatores no ano passado é a maior desde 1985.
O relatório, que será analisado na Conferência Anual da Aiea, em setembro, indica que 438 usinas nucleares funcionam atualmente no mundo, o que equivale a 14% do consumo global de energia elétrica.
Desenvolvimento regional
A maioria das 44 novas usinas nucleares estão sendo construídas na Ásia, em especial na China. Segundo a Aiea, a Índia irá ampliar o seu programa civil de energia nuclear nas próximas duas décadas graças a retirada das restrições à suprimentos atômicos em 2008. O documento aponta, ainda, que cada país tem o direito ao uso de usinas nucleares como fonte de energia, mas isso traz a responsabilidade desta energia ser usada de uma maneira segura.
(Por Marco Alfaro, Radio ONU / CarbonoBrasil, 14/08/2009)