A Rede Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos será instituída em novembro e integrará o maior número possível de técnicos ambientais de municípios gaúchos. A constituição da rede é a terceira etapa do curso Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no Nível Municipal, cuja primeira fase encerrou-se nesta semana, na sede da Famurs. Planos de Gestão Integrada de Resíduos, coleta diferenciada (seletiva), tratamento e disposição final dos resíduos, bem como a sistemática de operação nestes municípios, entre outros assuntos, foram debatidos durante o evento.
Segundo a técnica da Divisão de Saneamento Ambiental (Disa) da Fepam, Cláudia Laydner, o curso tem o objetivo de promover a discussão e de apresentar soluções para a gestão dos resíduos sólidos. Ela informa, ainda, que o módulo 2 deverá ter início nas próximas semanas com a implantação da plataforma Moodle, uma ferramenta interativa de comunicação que será sediada na Sema para aprendizagem à distância. A partir da identificação, em seus municípios, dos problemas referentes à gestão de resíduos sólidos, os participantes poderão propor, via on line, possíveis soluções, além de trocar ideias com os professores do curso e com os técnicos da Fepam. Esta etapa será realizada até a criação da Rede Estadual de Resíduos Sólidos. A iniciativa faz parte da política da governadora Yeda Crusius de compartilhar o poder com os municípios, fortalecendo-os e descentralizando a gestão ambiental.
Para o diretor de Relações Institucionais da Abrelpe, Carlos Silva Filho, com as discussões será possível encontrar as soluções necessárias para o grande problema que é a geração de resíduos sólidos. A Associação faz um alerta aos municípios para que passem a encarar a questão de tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos com maior comprometimento, direcionando mais investimentos para o setor.
O curso, que tem o objetivo de capacitar técnicos ambientais para a gestão integrada, é uma promoção da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Instituto do Banco Mundial e Famurs e reuniu, durante três dias, neste primeiro módulo, cerca de 120 gestores ambientais de cem municípios qualificados junto ao Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga-RS) da Sema. O evento também conta com o apoio do Conselho de Dirigentes Municipais de Meio Ambiente (Condimma), da Associação Nacional de Municípios para o Meio Ambiente (Anamma-RS) e do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CNM).
(Ascom Governo do Estado do RS, 14/08/2009)