Deve ocorrer nesta segunda (17/08) a retirada dos integrantes do movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Fazenda Southall, em São Gabriel, onde estão acampados há cinco dias. Ontem à tarde, o subcomandante da Brigada Militar, coronel Lauro Binsfield, aguardava que a Justiça encaminhasse o pedido de reintegração de posse da área para organizar a saída dos manifestantes.
Cerca de 700 integrantes do MST invadiram a fazenda na última quarta (12/08), quando também foi ocupada a prefeitura – desocupada no mesmo dia – e o escritório do Incra na cidade, de onde os manifestantes saíram na quinta-feira. Com as mobilizações, o MST reivindica melhores condições de vida para quem vive nos assentamentos e novas desapropriações na região. Eles consideram que a fazenda Southall é improdutiva.
No fim de semana, conforme a Brigada Militar, a movimentação foi tranquila na área invadida. Policiais de São Grabriel e de Santana do Livramento fizeram a guarda no local. A previsão era que a retirada da Southall fosse determinada ainda no sábado, quando venciam as 48 horas de prazo para a saída após a notificação oficial da Justiça.
– Como o documento de reintegração de posse não chegou no sábado, a previsão é de recebermos ele segunda (12/08). Assim que ele chegar, vamos verificar as condições para que possamos agir. Ainda não sei se usaremos só o efetivo de São Gabriel ou se vamos precisar de reforço – destacou Binsfield.
Desapropriação
A área ocupada pelo MST na Southall tem 9 mil hectares. Ela fica bem ao lado do Assentamento Conquista do Caiboaté, que tem 5 mil hectares e era chamado de Estância do Céu, antes de ser desapropriado, em novembro do ano passado.
(Diário de Santa Maria, 17/08/2009)