Começou neste sábado (15/08) o trabalho de remoção e transplante de árvores da Praça da Alfândega, dentro do projeto de remodelação da área. Sete serão replantadas na praça e três serão transferidas para a avenida João Pessoa. As árvores, da espécie Palmeira-da-Califórnia (Washingtonia robusta), têm mais de 60 anos e cerca de 20 metros de altura. O trabalho é realizado por técnicos da empresa EPT Engenharia e Pesquisa Tecnológicas, contratada via Programa Monumenta. Técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) acompanham os trabalhos.
As máquinas escavadeiras e os guinchos usados na operação atraíram a atenção dos porto-alegrenses que circularam pelo Centro. O secretário da Smam, Professor Garcia, que acompanhou o início da remoção, disse que o objetivo é recuperar as características originais da Alfândega, especialmente o eixo formado pelas árvores até o Cais do Porto. O trabalho é minucioso. As árvores que serão removidas não faziam parte do traçado original e aquelas que ficarão na praça serão replantadas em frente ao prédio do Museu de Artes do RS (Margs).
O Programa Monumenta foi implantado em 26 cidades tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No RS, Porto Alegre e Pelotas integram o projeto.
(Correio do Povo, 16/08/2009)