Um projeto de incentivo aos serviços ambientais relacionados ao carbono prestados por comunidades rurais do Estado do Acre está sendo objeto de consulta popular desde ontem (13/08).Entre tais serviços, estão o equilíbrio climático, a manutenção de biodiversidade, o seqüestro de carbono e o fornecimento de água. A meta é estimular extrativistas, indígenas, pequenos, médios e grandes produtores a reduzirem as emissões de gases do efeito estufa com ações que evitem o desmatamento.
O pagamento se dará na forma de custeio – total ou parcial – de ações que favoreçam o aumento da produtividade, o uso sustentável, a proteção de florestas e a recuperação de áreas degradadas. O objetivo do governo acreano é também o de aumentar a renda familiar e diminuir a pressão sobre a floresta, valorizando o ativo ambiental. O projeto começará por seis áreas mais suscetíveis ao desmatamento, entre elas o entorno da BR 364, que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul.
O documento base com a proposta do projeto de incentivo ficará disponível no site http://www.ac.gov.br pelo prazo de noventa dias. Para facilitar as comunidades que não dispõem de acesso à Internet, técnicos do governo estadual farão apresentações in loco para representantes das comunidades rurais remotas.
(Envolverde, 14/08/2009)