A Eletrobrás espera que as cinco usinas do Complexo Tapajós estejam prontas para serem licitadas no fim do ano que vem. As usinas possuem capacidade instalada total de 10.682 MW. A expectativa do presidente da Eletrobrás é de que a primeira usina a ser leiloada seja a maior delas, de São Luís do Tapajós, com potência de 6.133 MW.
"Estamos discutindo com o Ministério do Meio Ambiente o desenvolvimento do Eia-Rima e da avaliação ambiental integrada e esperamos até o fim do ano de 2010 deixar em condições de ser licitada, pelo menos o primeiro projeto, de São Luís de Tapajós " , disse Muniz Lopes, que participou do Energy Summit, no Rio de Janeiro.
Além de São Luís do Tapajós, a Eletrobrás trabalha na viabilização dos projetos de Jatobá, com capacidade de 2.338 MW; Jamanxim, com 881 MW; Cachoeira do Caí, com 802 MW; e Cachoeira dos Patos, com 528 MW. Muniz Lopes ressaltou que as licitações serão feitas de acordo com as necessidades determinadas pelo governo.
O executivo também observou que a estatal vai cumprir a determinação do Planalto para o leilão da usina de Belo Monte, que deverá acontecer este ano. Também presente ao evento, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, confirmou a expectativa de que o leilão da usina aconteça em novembro.
" A Eletrobrás vai cumprir o que o governo determinar. Se for importante participar com quatro empresas para ter concorrência, vamos com quatro empresas " , disse Muniz Lopes, acrescentando que uma usina do porte de Belo Monte, que terá potência de mais de 11 mil MW, pode custar até US$ 11 bilhões.
(Valor Online / Portal PCH, 12/08/2009)