Campanha de conscientização da Prefeitura percorre bairros da cidade
Em uma nova iniciativa da campanha ‘Gravataí: Eu Gosto, Eu cuido’, a Prefeitura iniciou uma etapa de conscientização sobre a importância das residências estarem ligadas à rede pública de esgoto cloacal, possibilitando que a água receba o tratamento adequado antes de ser lançada ao meio ambiente. Os fiscais da Secretaria de Coordenação e Planejamento (Secoplan) estarão percorrendo os bairros das regiões Centro, Cohab e entorno do arroio Barnabé para orientar os moradores de como proceder a ligação da rede, junto à Corsan.
O material informativo entregue pela fiscalização também explica a diferença entre esgoto pluvial e cloacal e as exigências da lei Estadual nº 6.503/72, que determina que toda a residência deve estar ligada à rede pública de abastecimento de água e aos coletores públicos de esgoto.
Conforme a titular da Secoplan, Márcia Dornelles, apenas 27% das residências de Gravataí têm o seu esgoto ligado à rede cloacal da Corsan, instalada no final da década de 90. Ela acrescenta que o trabalho atual está divido em etapas: a conscientização dos moradores e após a visita dos técnicos da Corsan solicitando a ligação da rede no prazo de 30 dias. Se os moradores não realizarem o serviço, poderão receber a notificação da Secoplan para o cumprimento da solicitação.
“O Executivo trabalha para que tenhamos uma cidade com mais qualidade de vida e para isso, além da acessibilidade e mobilidade, precisamos também ter água saudável, com nossos arroios e rios limpos”, destacou a secretária. Dornelles explica que os produtos utilizados para garantir a qualidade da água para o consumo da população muitas vezes trazem problemas para a saúde. “O meio ambiente está sofrendo as conseqüências dos descuidos com a natureza e um dos problemas é os moradores largarem os dejetos in natura no solo e mananciais (rios, lagos, etc.)”.
Saúde
É importante saber que para cada R$ 1,00 investido em saneamento, R$ 4,00 são economizados na saúde. O esgoto, quando não tratado, pode transmitir doenças como: hepatite A, cólera, poliomielite, esquistossomose, diarréia, entre outros.
Fazendo a sua parte
A população pode contribuir também não jogando restos de alimentos, óleo de cozinha, cigarros, cotonetes, entre outros objetos, no vaso sanitário e não despejando restos de alimentos na pia da cozinha. Vale lembrar que cada litro de óleo lançado na rede de esgoto polui um milhão de litros de água e que 68% das internações em hospitais públicos são decorrentes de doenças provocadas por água contaminada.
Ligação da rede
Se sua casa ainda não está ligada à rede de esgoto você deve solicitar o ligamento junto a Corsan, pelo telefone 3484-1017. Para maiores informações, a Prefeitura disponibiliza o atendimento pelo telefone 4001-3568 (Secoplan).
(Por Lisandro Paim, Ascom Prefeitura de Gravataí, 13/08/2009)