O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente, obteve na Justiça a desapropriação da Fazenda Vale dos Deuses, em Nova Friburgo, uma propriedade de 126 hectares localizada na unidade de conservação do Parque Estadual dos Três Picos. Segundo o governo do Rio, a decisão, motivada por ação movida pelo Inea na Procuradoria-Geral do Estado, representa “o estabelecimento da lei que regulamenta as Unidades de Conservação, cuja posse é de domínio público”.
Em nota, a diretora substituta de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Daniela Pires de Albuquerque, que conduziu o processo de desapropriação, ressaltou o fato de que a decisão é a primeira no estado. “A área da fazenda é estratégica para a gestão da unidade de conservação, uma vez que, a partir de então se fará cumprir os objetivos para os quais as áreas de patrimônio ambiental foram demarcadas”, disse.
Segundo ela, a Fazenda Vale dos Deuses tem potencial para área de camping, trilhas de diferentes graus de dificuldade, para caminhadas e para a prática de montanhismo. Essas atividades, a partir de agora, estarão disponíveis aos visitantes.
(Por Nielmar de Oliveira, com edição de Lílian Beraldo, Agência Brasil, 12/08/2009)