A secretária-executiva do Ministério do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participou nesta quarta (12/08) da abertura do I Congresso da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que debate, em São Paulo, o papel dos governos estaduais na construção do desenvolvimento sustentável brasileiro.
No encontro ela defendeu o fortalecimento do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) que vem sendo criticado por algumas correntes políticas que defendem o fim do colegiado. "Um dos desafios de hoje é o Conama. Esse colegiado não pode ser tratado como um lugar de maluquinhos. Ele é um local extremamente importante por onde passam todas as discussões sobre o sistema de gestão ambiental do País", defendeu.
Ela também destacou que a defesa da sustentabilidade ambiental é uma agenda que vai além das organizações ambientalistas, faz parte de qualquer sistema de gestão nos dias de hoje.
Durante o encontro, que encerra nesta sexta (14/08), os participantes terão oportunidade de refletir sobre o cenário ambiental do ponto de vista nacional e internacional em relação a temas como o licenciamento ambiental e a questão das mudanças climáticas.
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, deve participar do encerramento do encontro, no dia 14, às 16h, quando será divulgada a Carta da Abema e lançado o Prêmio Abema.
(Ascom MMA, 12/08/2009)