O prefeito Wainer Machado lança nesta quarta (12/08) o Programa Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, além de assinar o Projeto de Lei que autoriza a Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) que será enviado para apreciação do Poder Legislativo e apresentar os projetos que estão em andamento no município, como o Programa Minha Casa: Minha Vida, em conjunto com a Caixa Federal. O evento contará com a participação de diversas lideranças comunitárias e dos bairros que serão beneficiados pelos primeiros projetos de habitações populares, além de responsáveis técnicos e diretores de empresas do setor de construção civil.
Atualmente, uma equipe da Secretaria Municipal de Habitação, está cadastrando diversas famílias que pertencem a áreas passíveis de regularização fundiária, como a Vila Julieta e Rede Ferroviária Federal, onde o trabalho está sendo realizado atualmente, além da Vila Real, na última semana, e Simon Bolívar, próxima a ser contemplada. As pastas de Desenvolvimento, Geral de Governo e Planejamento também integram o projeto que está em andamento no município, e busca diminuir o déficit habitacional na cidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas na sua situação social.
Uma delas é Lurdes da Silva Benites, 60 anos. Dona-de-casa e moradora há oito anos na rua Ítalo Bisio, nº 171, no bairro Queirolo, possui um poste de energia elétrica em frente a sua residência que não pode ser ligado pela empresa concessionária do serviço. Com emoção, Lurdes acredita que a regularização fundiária será a concretização de um verdadeiro sonho e, ao mesmo tempo, revela que ganhará um presente quando possuir o nº predial de sua casa, onde reside com seu esposo Ivanhoé Gonçalves.
Já o 2º tesoureiro da Associação de Moradores da Vila Real, Clineu Ferreira, lembra das diversas reuniões promovidas pelos moradores da Vila Real sobre o tema Regularização Fundiária. Aposentado da Brigada Militar e proprietário de um comércio na rua Vicente Ilha de Vargas, na Vila Real, onde reside há dez anos, destacou o trabalho dedicado pelo prefeito Wainer Machado em tornar realidade a posse dos títulos de diversas habitações, "como aqui do nosso bairro", acrescentou.
Para Dario Urias Rodrigues, morador há 20 anos e vice-presidente da Associação de Moradores da Cabo Charão, situada próxima ao Hipermercado BIG, sempre existiu a certeza de que daria certo e nunca foi pensado negativamente. "Sempre tivemos a convicção de que teríamos a nossa documentação", comenta com satisfação, onde reside com a esposa Mara Alves e os filhos Willian, 20 anos; Wilson, 18 e Isaque, de sete anos de idade.
(A Platéia, 12/08/2009)