Água chegou a 1,54 metro acima do normal na manhã desta quarta (12/08)
Para socorrer a população afetada pela chuva nas ilhas do Guaíba, a Defesa Estadual destinou nesta quarta (12/08) 100 kits contendo colchões, lençol, travesseiro e toalha. Para o município de São Sebastião do Caí foram encaminhados, até agora, 70 kits de limpeza.
Por meio do Comitê de Ação Solidária, o governo do Estado também já enviou 38 mil itens (cobertores, agasalhos, calçados e alimentos não-perecíveis) em apoio à população prejudicada. O material foi entregue a 40 organizações sociais, cadastradas no comitê, e que estão localizadas na região metropolitana de Porto Alegre.
A Defesa Civil acompanha nesta quarta (12/08) a alta no nível do Guaíba, que, até agora, não preocupa. A água chegou a 1,54 metro acima do normal na manhã de hoje, um aumento de seis centímetros em relação à medição feita na noite de ontem. Na segunda-feira, estava em 1,60 metro, cota que é considerada de alerta. Quando o índice atinge 1,85 metro, as águas do Guaíba começam a invadir as primeiras casas nas ilhas.
Conforme levantamento da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, 399 pessoas estão desabrigadas no Estado. Dessas, 204 são de Lajeado, 170 de São Sebastião do Caí e 25 de Charqueadas. Em Montenegro, o nível do Rio Caí já subiu 5,20 metros. Apesar da cheia, não há desabrigados no município.
(Zero Hora, 12/08/2009)