Projeto das Nações Unidas irá despoluir o estaleiro Hunters Point em São Francisco, na Califórnia, que caiu em abandono se transformando em local contaminado por metais pesados e radiação. Um programa coordenado pelo Pacto Global das Nações Unidas e a agência de proteção ambiental americana irá transformar um do locais mais poluidos nos Estados Unidos em um complexo de tecnologia verde. O estaleiro Hunters Point em São Francisco, na Califórnia, que serviu como centro para pesquisa nuclear da marinha americana, caiu em abandono se transformando em local contaminado por metais pesados e radiação.
Renascimento
O programa da ONU e governo americano irão investir US$ 500 milhões, cerca de R$ 900 milhões, na limpeza e criação de um centro de tecnologia verde com inauguração projetada para 2012. O vice-diretor do Pacto Global, Gavin Power, disse que a Califórnia, e em especial São Francisco, tem estado a frente na busca da sustentabilidade ambiental e agora existem os ingredientes para a realização do projeto. Power lembrou que a iniciativa tem significado importante pois foi em São Francisco, em 1946, que nasceram as Nações Unidas.
Prefeitos e Meio Ambiente
O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger confirmou também a realização da segunda conferência global de líderes municipais sobre mudanças climáticas entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. O Pacto Global da ONU, lançado em 2000, é mantido por seis agências da ONU, incluindo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud.
(Por Marco Alfaro, Rádio ONU / Envolverde, 11/08/2009)