Em reunião ordinária da Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal) ontem, na sede da Famurs, o prefeito José Fogaça e o vice-prefeito e secretário extraordinário da Copa do Mundo de 2014, José Fortunati, reforçaram aos prefeitos a importância da participação dos municípios na preparação de Porto Alegre para o evento.
Ficou definida a instalação de comitê formado por 11 municípios e liderado pela Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) para ampliar a integração e colocar em prática ações comuns. 'O comitê será um centro de referência metropolitano, com interlocução permanente com a Secopa', explicou Fogaça, destacando ser fundamental o fortalecimento da integração entre prefeitos para a obtenção de investimentos do governo federal na região, como a construção da BR 448, a Rodovia do Parque. 'É uma obra estratégica para os municípios da Granpal', afirmou.
Fortunati relatou a experiência na África do Sul, país-sede da Copa de 2010, onde esteve no mês passado. Conforme o vice-prefeito, no país africano o atraso no diálogo entre municípios e governos prejudica o término das obras. 'Queremos que o evento traga consequências produtivas não só para Porto Alegre, mas para todos os municípios em áreas como transporte, saúde, educação e saneamento.' Fortunati lembrou que em outros países onde houve o evento, o público participou de atividades fora das cidades-sedes. Na Alemanha, em 2006, 80% dos torcedores visitaram cidades vizinhas.
(Correio do Povo, 12/08/2009)